lifeworksgestaltl1

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Case #64 - Escolhas sensatas ou escolhas disparatadas

Zac tinha problemas na relação. A sua namorada Marta era ´difícil de lidar´. Era criativa, tinha uma personalidade interessante, e partilhava muitos dos seus valores sobre política e sociedade. Era muito aceitadora em relação a ele, coisa que não havia expeirenciado antes numa relação. Passava momentos divertidos com ela, mas havia coisas em que não conseguia chegar a um acordo.
Ela fumava erva, ele não. Ela interessava-se por pornografia hardcore, ele não. Ela queria ter múltiplos parceiros sexuais, ele não. Ele gostava do seu lado selvagem, mas também o deixava pesaroso. Podia ver que ela era instável, mas sentia que a podia ajudar. Não queria ter mais uma relação fracassada, pelo que a mantinha há já 2 anos. Mas ela era frequentemente reactiva, às vezes berrava com ele, e era bastante instável.
Parecia que era uma relação simplesmente demasiado difícil, e no entanto ele não conseguia deixá-la. Tinha a ideia que o seu amor podia mudá-la, que as coisas iriam melhorar.
Coloquei-lhe a questão nestes termos: e se as coisas não melhorassem? E se ela não mudasse? Se ela não quisesse mudar? Que aconteceria se ela nunca concordasse com a monogamia?
Eram questões difíceis para ele levar em conta. Perguntei-lhe directamente, pois ele estava mais em contacto com a fantasia que com a realidade. E estava a evitar lidar com ´o que existe´, e os seus sentimentos em relação a isso. Ele afastava-se de si mesmo ao sonhar com o futuro.
A Gestalt é muito focada no presente, em particular na nossa experiência no presente. É frequente as pessoas precisarem de apoio para estarem verdadeiramente no presente, e o Zac tinha as suas formas particulares de evitar o presente.
Seguindo este processo, tornou-se muito claro para ele que não queria continuar a viver assim, não queria este tipo de disputa fútil na relação, e que se ela não mudasse, então a relação não funcionaria para ele, e ele teria que abdicar.
Tive o cuidado de não o influenciar. A perspectiva existencial é que o que quer que escolhas fazer com a tua vida é escolha tua, e apenas necessitas estar disposto a viver com as consequências, previsíveis e imprevisíveis. A minha tarefa neste ponto é confrontar alguém com as suas escolhas, e ajudá-la a pular a cerca e mergulhar na sua própria vida. O que é importante é que a pessoa saiba que é ela que toma a decisão, não outros, não as circunstâncias.
Neste caso, se ele escolhesse permanecer, seria pela escolha esclarecida de ficar com ela tal como ela era, em vez de surgir com novos planos. Era difícil para ele abdicar dos seus planos, mas quando o fez, pôde ver que o que havia não era suficiente para ele.
No entanto, eu podia ver que, por muito racional que isto soasse, não era assim tão simples.
Convidei-o então a entabular uma conversa entre os dois lados - a parte que estava disposta a abdicar, e a parte que queria apegar-se à relação.
Tornou-se bastante claro que a parte apegada era o seu self criança, muito emocional. A parte disposta a abdicar era o seu self racional, que se podia desapegar. Mas lá por estar a fazer uma escolha racional e ´sensata´, não quer dizer que a situação estivesse resolvida. A parte infantil, a parte dos sentimentos, precisava de ser incluída na decisão. Isto requereu bastante mais diálogo entre as duas partes - não apenas palavras, mas os sentimentos que acompanhavam cada um dos lados.
Lentamente, deu-se algum tipo de encontro, algum tipo de acordo. Chegou-se a uma resolução, que incluía o self infantil. Mas não assumi que fosse o fim da história, embora fosse o fim da sessão. Seria algo a que teria de voltar em sessões posteriores.
Fritz Perls chamou a estas partes o ´topdog´ (cão de cima) e ´underdog´ (cão de baixo), e por mais que achemos que estamos a ter um pensamento dirigido, claro e competente, o que é facto é que há uma outra parte de nós que sabota a direção do topdog. Neste caso, o racional e sensato não era suficiente. Daí termos que tomar atenção para não  tomar excessivamente o partido do topdog.

Sem comentários:

Enviar um comentário

© Lifeworks 2012

Contact: admin@learngestalt.com

Cui i se adresează acest blog?

Aceste cazuri exemplificate sunt pentru terapeuți, studenți și pentru cei care lucrează cu profesioniști. Scopul este să arătăm cum funcționează terapia gestaltistă în practică, să legăm aspecte teoretice cu provocările clinice.

Pentru că se adresează în primul rând profesioniștilor, acest blog e valabil prin subscriere. Te rugăm să introduci adresa ta de email ca să primești gratuit actualizările zilnice ale blogului de fiecare dată când o intrare e adăugată.

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

© Lifeworks 2012

Contact: admin@learngestalt.com

Ideomas:

HOME

Informed Consent & Rates

PROFESSIONAL TRAINING

Gestalt Therapy Defined

PROFESSIONAL SERVICES

PAYMENTS

OTHER STUFF

Links

Book:Advice for Men about Women

BLOGS

• English

Bahasa

Čeština

Deutsch

Español

Français

Greek ελληνικά

Hindi हिंदी

Magyar

Melayu

Italiano

Korean한국의

Polski

Português

Română

Russian Русский

Serbian српски

Chinese 中文

Japanese 日本語

Arabic العربية

English Bahasa Čeština Deutsch Español Filipino Français ελληνικά हिंदी Magyar Melayu Italiano 한국의 Polski Português Română Русский српски 中文 日本語 العربية

If you are interested in following my travels/adventures in the course of my teaching work around the world, feel free to follow my Facebook Page!

Gestalt therapy sessions

For personal therapy with me: www.qualityonlinetherapy.com

vinaysmile

Am publica acest blog două ori pe săptămână

logosm1

Links

Career Decision Coaching

Here

and here

Lifeworks

Gestalt training and much more

http://www.depth.net.au

For Men

Here is a dedicated site for my book Understanding the Woman in Your Life

http://www.manlovesawoman.com

The Unvirtues

A site dedicated to this novel approach to the dynamics of self interest in relationship

http://www.unvirtues.com

Learn Gestalt

A site with Gestalt training professional development videos, available for CE points

http://www.learngestalt.com

We help people live more authentically

Want more? See the Archives column here

Gestalt therapy demonstration sessions

Touching pain and anger: https://youtu.be/3r-lsBhfzqY (40m)

Permission to feel: https://youtu.be/2rSNpLBAqj0 (54m)

Marriage after 50: https://youtu.be/JRb1mhmtIVQ (1h 17m)

Serafina - Angel wings: https://youtu.be/iY_FeviFRGQ (45m)

Barb Wire Tattoo: https://youtu.be/WlA9Xfgv6NM (37m)

A natural empath; vibrating with joy: https://youtu.be/tZCHRUrjJ7Y (39m)

Dealing with a metal spider: https://youtu.be/3Z9905IhYBA (51m)

Interactive group: https://youtu.be/G0DVb81X2tY (1h 57m)