lifeworksgestaltl1

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Case #40 - Precisar de apoio, precisar de independência

A Martha tinha lágrimas nos olhos, e estava a morder o lábio. Eu observei isso, e ela comentou que estava a conter os seus sentimentos. Convidei-a a respirar, a estar presente... e as lágrimas aumentaram.
Ela contou a sua história, uma longa e penosa história, acompanhada de muitas lágrimas. O seu pai trabalhava numa outra cidade. Ela, a mãe e a irmã tiveram de mudar para uma pequena cidade enquanto ele estava fora, e tiveram de ficar com os avós maternos. Mas, o avó tratava-as mal a todas...se as crianças faziam muito barulho, ele ameaçava tirá-las de casa e inclusivamente colocou as suas malas do lado de fora ocasionalmente. Antes disso, a sua irmã tinha vivido com os avós e, sempre que ela e a mãe os iam visitar, os avós apontavam falhas na Martha e colocavam-na contra a sua irmã.
Finalmente a sua mãe saiu de casa, para uma casa própria. Mas ela era uma bonita mulher e, frequentemente, o homem com quem ela trabalhava na loja vinha até à casa, procurando por ela. Ela mandava-o embora, mas uma vez permitiu que ele entrasse, e começaram a ter um caso. A Martha estava sempre assustada quando ele vinha lá a casa.
Quando o caso foi descoberto, a sua mãe foi envergonhada publicamente na pequena comunidade em que viviam. E a Martha foi envergonhada pelas crianças na escola. Depois, o seu pai voltou, os avós bateram na mãe...os traumas continuaram.
Esta era uma história repleta de dor e sofrimento. Enquanto a contava, ela procurou a minha mão e apertou com força. Sentá-mo-nos assim enquanto ela desabafava.
Há diferentes tipos de histórias na psicoterapia. Algumas são antigas, mortas e repetitivas, servindo apenas para reforçar o desamparo e talvez ganhar simpatia. Estas histórias têm de ser trazidas para o presente, trazidas à vida através de experimentações corporais e da respiração através das emoções.
Mas esta história estava viva, estava sentada ali, a aguardar por ser contada há 30 anos e, nas circunstâncias adequadas, sair, flutuar, libertar-se, integrar-se no caminho.
Assim que ela acalmou eu larguei a sua mão, mantendo-me junto dela.
A Martha disse que havia luz ao longo do caminho. A intimidade que tinha com a mãe e irmã, mesmo quando apenas tinham pão e feijões para comer. E os namorados que teve, especialmente o primeiro, eram carinhosos e atenciosos com ela pelos problemas da sua família.
Este apoio continuou com o seu marido, de quem era muito próxima, e eles tiveram uma relação muito apaixonada. Tudo bom. Exceto após 20 anos, com o crescimento do filho, ela não estava mais apaixonada por aquele lugar que tinha sido o seu abrigo quando ela saiu daquela cena familiar dolorosa.
Ela procurava uma nova direção, crescimento pessoal, e uma mudança de carreira. Mas o seu marido segurava a sua mão, como sempre. A relação tinha funcionado porque ela precisava de apoio e ele dava. Mas agora, ela precisava de independência, e ele ainda se mantinha na mesma.
Eu salientei o paralelismo com a sessão. Ela precisou de mim ao atravessar o trauma. Mas, no final, eu pude largar a sua mão, ela apenas precisava de mim junto a ela e não mais a segurá-la.
Eu delineei-lhe os tipos de declarações que ela podia fazer ao marido, ajudando-o a compreender e ser capaz de lidar com o facto de ela precisar de seguir um rumo mais independente, e talvez ajudá-lo a lidar com as suas inseguranças sobre isso. Por sua vez, isso dar-lhe-ia o apoio que ela precisava agora da parte dele - estar confortável com ela ir e vir.
Chegando a esta parte da sessão, ela estava capaz de ver como devia proceder com maturidade e diferenciação, lidar com a alteração da dinâmica da relação, e com a sua posição na sua vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário

© Lifeworks 2012

Contact: admin@learngestalt.com

Cui i se adresează acest blog?

Aceste cazuri exemplificate sunt pentru terapeuți, studenți și pentru cei care lucrează cu profesioniști. Scopul este să arătăm cum funcționează terapia gestaltistă în practică, să legăm aspecte teoretice cu provocările clinice.

Pentru că se adresează în primul rând profesioniștilor, acest blog e valabil prin subscriere. Te rugăm să introduci adresa ta de email ca să primești gratuit actualizările zilnice ale blogului de fiecare dată când o intrare e adăugată.

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

© Lifeworks 2012

Contact: admin@learngestalt.com

Ideomas:

HOME

Informed Consent & Rates

PROFESSIONAL TRAINING

Gestalt Therapy Defined

PROFESSIONAL SERVICES

PAYMENTS

OTHER STUFF

Links

Book:Advice for Men about Women

BLOGS

• English

Bahasa

Čeština

Deutsch

Español

Français

Greek ελληνικά

Hindi हिंदी

Magyar

Melayu

Italiano

Korean한국의

Polski

Português

Română

Russian Русский

Serbian српски

Chinese 中文

Japanese 日本語

Arabic العربية

English Bahasa Čeština Deutsch Español Filipino Français ελληνικά हिंदी Magyar Melayu Italiano 한국의 Polski Português Română Русский српски 中文 日本語 العربية

If you are interested in following my travels/adventures in the course of my teaching work around the world, feel free to follow my Facebook Page!

Gestalt therapy sessions

For personal therapy with me: www.qualityonlinetherapy.com

vinaysmile

Am publica acest blog două ori pe săptămână

logosm1

Links

Career Decision Coaching

Here

and here

Lifeworks

Gestalt training and much more

http://www.depth.net.au

For Men

Here is a dedicated site for my book Understanding the Woman in Your Life

http://www.manlovesawoman.com

The Unvirtues

A site dedicated to this novel approach to the dynamics of self interest in relationship

http://www.unvirtues.com

Learn Gestalt

A site with Gestalt training professional development videos, available for CE points

http://www.learngestalt.com

We help people live more authentically

Want more? See the Archives column here

Gestalt therapy demonstration sessions

Touching pain and anger: https://youtu.be/3r-lsBhfzqY (40m)

Permission to feel: https://youtu.be/2rSNpLBAqj0 (54m)

Marriage after 50: https://youtu.be/JRb1mhmtIVQ (1h 17m)

Serafina - Angel wings: https://youtu.be/iY_FeviFRGQ (45m)

Barb Wire Tattoo: https://youtu.be/WlA9Xfgv6NM (37m)

A natural empath; vibrating with joy: https://youtu.be/tZCHRUrjJ7Y (39m)

Dealing with a metal spider: https://youtu.be/3Z9905IhYBA (51m)

Interactive group: https://youtu.be/G0DVb81X2tY (1h 57m)