lifeworksgestaltl1

domingo, 5 de outubro de 2014

Case #41 - O cliente pertuebador

A Francis estava a tossir, de tal forma que realmente me perturbava. Ela veio trabalhar e eu evoquei isso - eu disse 'bem, certamente conseguiu chamar a minha atenção com a tosse'. Ela disse 'sim, eu tendo a perturbar as pessoas'. Eu respondi 'bem, perturbou-me com a sua tosse'.
Então explorei o 'perturbar'. Expliquei que também havia formas positivas de perturbar as pessoas - como por exemplo, os comediantes. Os revolucionários. E pessoas que perturbam o estatuto social de um grupo - também são precisas. Eu queria enquadrar o 'perturbar' de outras formas, para ampliar o sentido das ecolhas disponíveis para ela.
Convidei-a a 'perturbar' alguns elementos do grupo. Ela, brincando, beliscou as bochechas de uma pessoa e deitou-se sobre os pés de outra.
Estas foram atitudes iluminadas e divertidas que ela desempenhou espontaneamente, que lhe deram imediatamente uma diferente forma de estar a 'perturbar'.
Perguntei-lhe sobre o seu contexto - quem era perturbador na sua família. Ela disse que tinha descoberto recentemente que a sua mãe estava a ter um caso. À medida que eu aprendia mais, parecia que o seu pai tinha tinho diversos casos ao longo dos anos.
Isto era obviamente algo que a desassossegava, mas eu não queria muito meter-me no que os seus pais estavam a fazer. Ela disse que se sentia culpada...como se, de certa forma, o caso da sua mãe fosse culpa sua porque tinha saído de casa. Eu disse 'bem, não lhe compete a si assumir a responsabilidade pelas atitudes da sua mãe'.
Eu queria trazer o foco de volta para ela. Então disse, 'está a olhar-me com um foco muito intenso - tem a minha atenção neste momento'. Ela comentou que algo faltou no seu crescimento - os seus pais estavam tão ocupados com os seus próprios problemas e conflitos que não lhe deram muita atenção. Quando ela tinha atenção, era frequentemente reativa. Ela falou sobre querer atenção carinhosa, e não atenção crítica. Eu salientei que, para uma criança, a atenção negativa é melhor do que a falta de atenção...ao fazer isto, de certa forma, estava a reconhecer a sua escolha em ser 'perturbadora' na sua vida adulta para obter atenção, mesmo que o tipo de atenção não fosse o melhor.
Pedi-lhe que reparasse, no presente, como era ter a minha atenção e a atenção do grupo. Ela notava pequenas alterações na atenção do grupo - algumas pessoas estavam distraídas. Podia ver como ela estava sintonizada nas dinâmicas atencionais dirigidas do grupo.
Então eu disse, 'ok, eu quero que esteja realmente presente com a atenção que lhe estou a dar neste momento'. Sentá-mo-nos ali por um tempo. Notei que me senti muito liso...normalmente as coisas ocorrem-me, experimentações criativas, introspeções, perceções. Eu sentia-me completamente plano com ela, como uma paisagem completamente vazia.
Então declarei, e ela concordou, que tinha este feedback do seu marido e dos outros...e que também se sentia lisa.
Reconheci este espaço partilhado num momento 'eu-tu'. Frequentemente, estes momentos de intimidade e ligação são entendidos como repletos de profundos sentimentos. Mas a partilha aqui estava despida. Eu disse 'é difícil para mim, parece que perdi toda a minha ciatividade, não estou habituado a isso'. Ela deflagrou - gostou da palavra criatividade.
Ela disse, 'eu quero fazer algo perturbante e atrever-me perante si'. Eu convidei-a a seguir em frente. Ela beijou-me na bochecha. 'Ah' disse eu, 'um esguicho de cor contra a paisagem!'
Foi um momento de contato luminoso, no contexto de um momento de profunda partilha. Como resultado, houve uma profunda mudança nela, algo tinha sido libertado.
Esta foi a consequência do processo não linear de seguir a corrente da consciência à medida que ela emerge em nós - o tema da atenção e perturbação. No Gestaltismo não trabalhamos muito de forma focada no objetivo, de forma linear, mas mais como um rio a correr, deslocando-nos com a corrente, imergindo-nos na fenomenologia do cliente, ou no que pode ser chamado instrospeção encarnada.

Sem comentários:

Enviar um comentário

© Lifeworks 2012

Contact: admin@learngestalt.com

Cui i se adresează acest blog?

Aceste cazuri exemplificate sunt pentru terapeuți, studenți și pentru cei care lucrează cu profesioniști. Scopul este să arătăm cum funcționează terapia gestaltistă în practică, să legăm aspecte teoretice cu provocările clinice.

Pentru că se adresează în primul rând profesioniștilor, acest blog e valabil prin subscriere. Te rugăm să introduci adresa ta de email ca să primești gratuit actualizările zilnice ale blogului de fiecare dată când o intrare e adăugată.

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

© Lifeworks 2012

Contact: admin@learngestalt.com

Ideomas:

HOME

Informed Consent & Rates

PROFESSIONAL TRAINING

Gestalt Therapy Defined

PROFESSIONAL SERVICES

PAYMENTS

OTHER STUFF

Links

Book:Advice for Men about Women

BLOGS

• English

Bahasa

Čeština

Deutsch

Español

Français

Greek ελληνικά

Hindi हिंदी

Magyar

Melayu

Italiano

Korean한국의

Polski

Português

Română

Russian Русский

Serbian српски

Chinese 中文

Japanese 日本語

Arabic العربية

English Bahasa Čeština Deutsch Español Filipino Français ελληνικά हिंदी Magyar Melayu Italiano 한국의 Polski Português Română Русский српски 中文 日本語 العربية

If you are interested in following my travels/adventures in the course of my teaching work around the world, feel free to follow my Facebook Page!

Gestalt therapy sessions

For personal therapy with me: www.qualityonlinetherapy.com

vinaysmile

Am publica acest blog două ori pe săptămână

logosm1

Links

Career Decision Coaching

Here

and here

Lifeworks

Gestalt training and much more

http://www.depth.net.au

For Men

Here is a dedicated site for my book Understanding the Woman in Your Life

http://www.manlovesawoman.com

The Unvirtues

A site dedicated to this novel approach to the dynamics of self interest in relationship

http://www.unvirtues.com

Learn Gestalt

A site with Gestalt training professional development videos, available for CE points

http://www.learngestalt.com

We help people live more authentically

Want more? See the Archives column here

Gestalt therapy demonstration sessions

Touching pain and anger: https://youtu.be/3r-lsBhfzqY (40m)

Permission to feel: https://youtu.be/2rSNpLBAqj0 (54m)

Marriage after 50: https://youtu.be/JRb1mhmtIVQ (1h 17m)

Serafina - Angel wings: https://youtu.be/iY_FeviFRGQ (45m)

Barb Wire Tattoo: https://youtu.be/WlA9Xfgv6NM (37m)

A natural empath; vibrating with joy: https://youtu.be/tZCHRUrjJ7Y (39m)

Dealing with a metal spider: https://youtu.be/3Z9905IhYBA (51m)

Interactive group: https://youtu.be/G0DVb81X2tY (1h 57m)