lifeworksgestaltl1

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Case #42 - Seguro e inseguro

A Yasmin tinha-se divorciado recentemente. Ela falou sobre querer ficar madura e distanciar-se mais dos seus pais. Tinha muita emoção nos seus olhos, que eu observei e demarquei, juntamente com várias outras coisas sobre ela - um xaile colorido, missangas em volta do pescoço.
Ela disse - 'sinto-me segura consigo'. Eu respondi - 'de algumas formas isso é uma projeção, porque eu sou apenas eu - seguro em muitas formas, em determinado ponto eu posso sentir saudades e assim não ser tão seguro'. Ela achou isto difícil de ouvir, e lembrou-se das suas dificuldades com o pai, e a sua necessidade de clarificar as fronteiras com ele quando se sentia confusa e enebulada.
Ela disse que apreciava ser vista por mim...e que era algo de que precisava. Falou sobre a sua dificuldade em ser vista como um elemento separado dos seus pais, e as suas dificuldades em ser amada por eles unicamente de forma condicional, como uma boa menina.
Equanto me sentei com ela, reconheci as formas em que podia vê-la no seu ser infantil, com as suas necessidades de aprovação, aceitação e carinho; e, ao mesmo tempo, no seu ser adulto, querendo e precisando de diferenciação, sendo ela mesma, encontando o seu próprio terreno e clarificando as suas fronteiras.
Isto foi demoveu-a profundamente, ser vista em ambas as partes e ser mantida por estas ao mesmo tempo. Este foi um dos momentos 'eu-tu'. Falei sobre a forma como, neste local onde me sentia espaçoso, térreo e presente, eu podia criar as condições de segurança para ela ser capaz de sustentar/apoiar/atender e também libertar - encorajando para se mover na sua própria vida, para que nos pudessemos encontrar como iguais.
Isto entoou nela em diversos níveis. Eu falei com ela como adulta, reconhecendo ambas as fronteiras entre nós, e a conetividade como duas pessoas que buscam. Depois convidei-a a falar-me do local de criança, a nomear o que queria de mim.
Ela disse que o que ansiava do seu pai era o reconhecimento de que ela era importante para ele. Eu disse que estava satisfeito de ter mudado para o modo de 'pai' - eu tenho filhas crescidas...e podia falar desse local para ela. Então falei 'como' o seu pai, dizendo-lhe o quão precisosa ela era para mim.
Depois ela pediu para ouvir que ela era amada, independentemente de tudo. Eu retratei isso, declarando que embora pudesse discordar das suas escolhas, ou mesmo não gostar de aspetos dela, que o meu terreno relacional familiar era a ligação de amor.
Desta forma, eu podia responder a uma profunda necessidade que ela tinha de ser vista neste local. Na natureza do processo terapêutico, eu não era efetivamente o seu pai, mas o impacto era praticamente o mesmo.
Este é o resultado de estabelecer um terreno relacional forte e profundo no processo terapêutico, que assim permite às declarações um efeito transformador.
Ela sentiu-se mais completa, e capaz de juntar as suas partes de adulta e criança.

Sem comentários:

Enviar um comentário

© Lifeworks 2012

Contact: admin@learngestalt.com

Cui i se adresează acest blog?

Aceste cazuri exemplificate sunt pentru terapeuți, studenți și pentru cei care lucrează cu profesioniști. Scopul este să arătăm cum funcționează terapia gestaltistă în practică, să legăm aspecte teoretice cu provocările clinice.

Pentru că se adresează în primul rând profesioniștilor, acest blog e valabil prin subscriere. Te rugăm să introduci adresa ta de email ca să primești gratuit actualizările zilnice ale blogului de fiecare dată când o intrare e adăugată.

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

© Lifeworks 2012

Contact: admin@learngestalt.com

Ideomas:

HOME

Informed Consent & Rates

PROFESSIONAL TRAINING

Gestalt Therapy Defined

PROFESSIONAL SERVICES

PAYMENTS

OTHER STUFF

Links

Book:Advice for Men about Women

BLOGS

• English

Bahasa

Čeština

Deutsch

Español

Français

Greek ελληνικά

Hindi हिंदी

Magyar

Melayu

Italiano

Korean한국의

Polski

Português

Română

Russian Русский

Serbian српски

Chinese 中文

Japanese 日本語

Arabic العربية

English Bahasa Čeština Deutsch Español Filipino Français ελληνικά हिंदी Magyar Melayu Italiano 한국의 Polski Português Română Русский српски 中文 日本語 العربية

If you are interested in following my travels/adventures in the course of my teaching work around the world, feel free to follow my Facebook Page!

Gestalt therapy sessions

For personal therapy with me: www.qualityonlinetherapy.com

vinaysmile

Am publica acest blog două ori pe săptămână

logosm1

Links

Career Decision Coaching

Here

and here

Lifeworks

Gestalt training and much more

http://www.depth.net.au

For Men

Here is a dedicated site for my book Understanding the Woman in Your Life

http://www.manlovesawoman.com

The Unvirtues

A site dedicated to this novel approach to the dynamics of self interest in relationship

http://www.unvirtues.com

Learn Gestalt

A site with Gestalt training professional development videos, available for CE points

http://www.learngestalt.com

We help people live more authentically

Want more? See the Archives column here

Gestalt therapy demonstration sessions

Touching pain and anger: https://youtu.be/3r-lsBhfzqY (40m)

Permission to feel: https://youtu.be/2rSNpLBAqj0 (54m)

Marriage after 50: https://youtu.be/JRb1mhmtIVQ (1h 17m)

Serafina - Angel wings: https://youtu.be/iY_FeviFRGQ (45m)

Barb Wire Tattoo: https://youtu.be/WlA9Xfgv6NM (37m)

A natural empath; vibrating with joy: https://youtu.be/tZCHRUrjJ7Y (39m)

Dealing with a metal spider: https://youtu.be/3Z9905IhYBA (51m)

Interactive group: https://youtu.be/G0DVb81X2tY (1h 57m)