lifeworksgestaltl1

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Case #38 - A mulher que fracassou

A preocupação da Jemma era o fracasso. Ela tinha fracassado em tudo - teve 5 acidentes a trabalhar para a companhia, cometeu erros de computação para outra e, constantemente, ela sentia-se um fracasso.
À medida que trouxe esta preocupação, eu fui prudente. Ela contou história após história, uma a convergir na outra. Estava chorosa, a desabar, e eu podia ver-me a trabalhar com ela durante horas sem chegar a nenhum lugar. Também mencionou os problemas que estava a ter com os seus pais, depois de ter saído de casa, sentindo-se muito irritada com eles, suspeitando do seu pai e das suas intenções. Ela estava claramente desesperada por ajuda, e esse mesmo desespero colocou-me de fora. Vi-me a reagir, a querer afastar-me.
Então sabia que tinha de avançar diretamente para o coração, e isso incluía-me a mim mesmo. Disse-lhe - vamos então trabalhar com o fracasso; está a acontecer neste momento - o seu estilo está a ter um impacto em mim. Ela assentiu - ela podia sentir que eu tinha essa reação e, claro, esta era a sua experiência familiar.
O primeiro passo para alguém fechado numa forma de ser autodestrutiva é trazer tudo para o presente, em vez de ouvir histórias 'sobre' isso. E a melhor forma de fazer isso é observar como se molda no relacionamento.
Então pedi-lhe para jogar um pequeno jogo comigo. Pedi-lhe para adivinhar como eu estava a reagir ao seu fracasso comigo - depois de cada duas respostas eu diria se ela estava certa ou não.
Ela disse que eu estava a dar o meu melhor para ser paciente. Eu respondi que não. Ela sugeriu que eu tinha compaixão em relação a ela. Eu respondi que não.
Eu disse-lhe - sinto-me irritado consigo.
Depois pedi-lhe para adivinhar como isso me faria sentir. Ela achou que eu estava a suprimir esses sentimentos. Eu disse que isso era, em parte, verdade. Ela sugeriu que eu estava a sentir isso na minha barriga e no meu peito.
Então disse-lhe que, de facto, sentia irritação perante ela, e que sentia uma espécie de pressão interna no peito.
Pedi-lhe para fazer esta experimentação porque queria tirá-la do seu pântano de auto-piedade e daquela fórmula de prisão no fracasso. Queria que ela observasse que era uma experiência criada com a sua cooperação, e que ela era, efetivamente, a única a sofrer com isso. Também foi horrível para mim. Também lhe pedi para fazer isto, na medida em que estava claramente paranóica (com o seu pai), que era melhor praticar o 'jogo de adivinhar' e ter a oportunidade de estar correta, em vez de estar isolada nas suas projeções.
Depois convidei-a a trocar de lugar. Eu seria ela, e vice-versa. Então eu estava triste, a sentir-me um fracasso, e ela era a irritada.
Ela reparou em si mesma nesse papel 'eu sou mesmo como os meus pais - censurando, gritando, criticando, colocando para baixo, pressionando para o desempenho'.
Isto foi útil porque, uma vez mais, puxou-a da sua parte identificada da polaridade, dando-lhe uma sensação experimental mais ampla sobre o que estava a acontecer.
Depois dei-lhe a metáfora do recrutamento - é como se ela me recrutasse para o trabalho de estar irritado com ela, e fê-lo de forma tão bem sucedida que, num minuto a ouvi-la, eu senti-me mesmo irritado. Também salientei que, em determinado nível, eu concordei em desempenhar o outro lado disso, e foi a parte sádica de mim que o consentiu.
Expliquei que isto era um jogo de duas pessoas. Ela disse - realmente, quando estava a desempenhar a irritada, lembrou-se da pressão que também os seus avós desempenhavam desta forma.
Então, de facto, isto retratava as operações no seu terreno.
Dei-lhe outra metáfora: um guião, e jogadores disponíveis. Ela reproduzia o guião em cada uma das áreas da sua vida. Ela concordou. Isto encaixava o que sucedia no terreno, em vez de colocar em termos individuais (o seu problema), e salientava a natureza compulsiva e inexoravelmente repetitiva da sua natureza, e dos que a rodeiam, num processo transacional.
Depois convidei-a a escolher qualquer jogo com que estivesse familiarizada, com personagens que fossem semelhantes ao seu campo pessoal. Ela descreveu um drama particular com personagens que expressavam exatamente todo o processo que ela encobria.
Então pedi-lhe um exemplo de outra história - filme ou teatro, onde houvesse um guião diferente. Aqui eu estava a explorar amplamente, outros recursos no campo, outras formas de ser. Ela escolheu o Harry Potter, e depois perguntei-lhe que personagem ela queria ser, tendo ela respondido o Harry.
Pedi-lhe que me olhasse como o Harry Potter olha. Isto tinha a ver com a forma como ela desempenhou o papel de vítima usando os seus olhos - ela olhou-me de uma forma particular.
Ela tentou esta experimentação e, à medida que explorávamos a natureza do Harry Potter nos filmes - a sua incapacidade de ser morto, etc., ela começou a ter um sentido mais consistente de si mesma nesta aparência.
Ela sentiu uma mudança na sua identidade e, por outro lado, eu senti-a de forma diferente.
Avançar com este processo requereu que eu estivesse muito presente com ela, e que fosse muito honesto a todo o tempo. Eu trabalhei o relacionamento, com uma variedade de experimentações, das quais a última foi 'a mudança de terreno'...mas requereu tudo o que foi passado antes.

Sem comentários:

Enviar um comentário

© Lifeworks 2012

Contact: admin@learngestalt.com

Cui i se adresează acest blog?

Aceste cazuri exemplificate sunt pentru terapeuți, studenți și pentru cei care lucrează cu profesioniști. Scopul este să arătăm cum funcționează terapia gestaltistă în practică, să legăm aspecte teoretice cu provocările clinice.

Pentru că se adresează în primul rând profesioniștilor, acest blog e valabil prin subscriere. Te rugăm să introduci adresa ta de email ca să primești gratuit actualizările zilnice ale blogului de fiecare dată când o intrare e adăugată.

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

© Lifeworks 2012

Contact: admin@learngestalt.com

Ideomas:

HOME

Informed Consent & Rates

PROFESSIONAL TRAINING

Gestalt Therapy Defined

PROFESSIONAL SERVICES

PAYMENTS

OTHER STUFF

Links

Book:Advice for Men about Women

BLOGS

• English

Bahasa

Čeština

Deutsch

Español

Français

Greek ελληνικά

Hindi हिंदी

Magyar

Melayu

Italiano

Korean한국의

Polski

Português

Română

Russian Русский

Serbian српски

Chinese 中文

Japanese 日本語

Arabic العربية

English Bahasa Čeština Deutsch Español Filipino Français ελληνικά हिंदी Magyar Melayu Italiano 한국의 Polski Português Română Русский српски 中文 日本語 العربية

If you are interested in following my travels/adventures in the course of my teaching work around the world, feel free to follow my Facebook Page!

Gestalt therapy sessions

For personal therapy with me: www.qualityonlinetherapy.com

vinaysmile

Am publica acest blog două ori pe săptămână

logosm1

Links

Career Decision Coaching

Here

and here

Lifeworks

Gestalt training and much more

http://www.depth.net.au

For Men

Here is a dedicated site for my book Understanding the Woman in Your Life

http://www.manlovesawoman.com

The Unvirtues

A site dedicated to this novel approach to the dynamics of self interest in relationship

http://www.unvirtues.com

Learn Gestalt

A site with Gestalt training professional development videos, available for CE points

http://www.learngestalt.com

We help people live more authentically

Want more? See the Archives column here

Gestalt therapy demonstration sessions

Touching pain and anger: https://youtu.be/3r-lsBhfzqY (40m)

Permission to feel: https://youtu.be/2rSNpLBAqj0 (54m)

Marriage after 50: https://youtu.be/JRb1mhmtIVQ (1h 17m)

Serafina - Angel wings: https://youtu.be/iY_FeviFRGQ (45m)

Barb Wire Tattoo: https://youtu.be/WlA9Xfgv6NM (37m)

A natural empath; vibrating with joy: https://youtu.be/tZCHRUrjJ7Y (39m)

Dealing with a metal spider: https://youtu.be/3Z9905IhYBA (51m)

Interactive group: https://youtu.be/G0DVb81X2tY (1h 57m)