lifeworksgestaltl1

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Case #24 - A criança abandonada

Passei algum tempo a ligar-me à Jane no início da sessão. Reparei no top amarelo dourando que ela estava a vestir. Ela disse que gostava de cores fortes, que traziam calor, e que ajudavam a lidar com o sentir-se triste. A Jane explicou como gostava de estar entre pessoas entusiastas e brilhantes; se elas não o eram, ela não tinha interesse.
Perguntei-lhe com o que ela queria trabalhar - ela falou o trabalho, o pai, e o namorado. Pedi-lhe que escolhesse um, e ela escolheu o trabalho.
O que quer que a pessoa escolha está bem, e é o mais provavel de estar perto da marca.
Perguntei-lhe qual era especificamente a questão - ela relatou ser auto-centrada e ir atrás do que queria, independentemente dos outros.
Eu reconheci os aspetos positivos disto no trabalho, e podia também compreender como isso poderia irritar os outros.
Então ela revelou que ansiava por reconhecimento e que, de facto, era adotada. Os seus verdadeiros pais abandonaram-na debaixo de uma ponte.
Isto, para mim, muda as coisas de forma significativa. Para revelar um marco tão difícil e importante, significava que ela me estava a confiar algo muito pessoal e íntimo. Mais do que aceitar isso como informação útil e relevante acerca dela, e como contexto da sua auto-centração, eu levei isto de forma muito séria, como o profundo choro por 'reconhecimento' que ela dizia precisar.
Assim, também entendi a sua necessidade de calor.
Perguntei-lhe o que estava a sentir, mas ela não conseguia identificar mesmo nada. Além das suas pernas estarem frias por causa do ar condicionado.
Então perguntei-lhe sobre sentir-se fria no relacionamento, e salientei que esta era a polaridade oposta do calor que solicitava nos relacionamentos.
Mas eu não queria perder tempo a falar sobre aquilo. Perguntei-lhe quanto tempo ela ficou debaixo da ponte. Ela não sabia, mas pedi-lhe hipoteticamente. Ela pensou em um dia.
Claramente, ela teria sentido frio durante esse tempo.
Após evocar esta memória de ocorrência traumática, eu queria garantir que algo diferente acontecia. Perguntei-lhe se podia aproximar-me, e se ela podia colocar a sua mão no meu ombro.
Ela disse que sim, isto era o que ela sempre procurara.
Então fizemos isso, e eu pedi-lhe que apenas respirasse o calor que conseguisse sentir. Demorou um pouco; durante algum tempo ela não conseguia fazê-lo. Mas depois começou a conseguir; a sua respiração era rápida, como na infância. Finalmente ela abrandou; perguntei-lhe o que sentia e ela respondeu calor, mas as suas pernas continuavam frias. Cobri as suas pernas e continuámos. Ela relatou sons do seu estômago. Perguntei-lhe sobre a sua experiência, ela falou sobre tentar perder peso, e tentar fazer dieta.
Claramente isto tinha a ver com fome, com calor emocional. Então pedi-lhe para colocar a mão sobre o seu estômago, e fiz o mesmo com ela, pedindo-lhe para respirar colorosamente.
Fizemos isto por um período maior de tempo e depois, avisando-a, eu puxei-a para trás.
Ela disse que tinha estado em muitos workshops, mas que nunca tinha tido esta resposta aos seus problemas.
O processo Gestaltista é guiado pelo foco no relacionamento aqui e agora, e também pelo contexto de campo, e pelo que estava a faltar lá. Tudo o que ela tinha falado começava a juntar-se - a necessidade de reconhecimento, o desejo de calor, a sua fome e excesso de alimentação, e o seu interesse de auto-sobrevivência.
Então forneci-lhe reconhecimento ao mais profundo nível que me foi possível, maioritariamente não-verbal, e ao nível do toque; como a comunicação em criança é principalmente experimentada, ao nível do toque não-verbal.
O trabalho facilitador pode ser útil na terapia, mas as alterações mais profundas vêm do relacionamento. Sintonizar as necessidades relacionais do cliente é a chave, e depois encontrar uma forma para essas necessidades resultarem num impacto profundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

© Lifeworks 2012

Contact: admin@learngestalt.com

Cui i se adresează acest blog?

Aceste cazuri exemplificate sunt pentru terapeuți, studenți și pentru cei care lucrează cu profesioniști. Scopul este să arătăm cum funcționează terapia gestaltistă în practică, să legăm aspecte teoretice cu provocările clinice.

Pentru că se adresează în primul rând profesioniștilor, acest blog e valabil prin subscriere. Te rugăm să introduci adresa ta de email ca să primești gratuit actualizările zilnice ale blogului de fiecare dată când o intrare e adăugată.

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

© Lifeworks 2012

Contact: admin@learngestalt.com

Ideomas:

HOME

Informed Consent & Rates

PROFESSIONAL TRAINING

Gestalt Therapy Defined

PROFESSIONAL SERVICES

PAYMENTS

OTHER STUFF

Links

Book:Advice for Men about Women

BLOGS

• English

Bahasa

Čeština

Deutsch

Español

Français

Greek ελληνικά

Hindi हिंदी

Magyar

Melayu

Italiano

Korean한국의

Polski

Português

Română

Russian Русский

Serbian српски

Chinese 中文

Japanese 日本語

Arabic العربية

English Bahasa Čeština Deutsch Español Filipino Français ελληνικά हिंदी Magyar Melayu Italiano 한국의 Polski Português Română Русский српски 中文 日本語 العربية

If you are interested in following my travels/adventures in the course of my teaching work around the world, feel free to follow my Facebook Page!

Gestalt therapy sessions

For personal therapy with me: www.qualityonlinetherapy.com

vinaysmile

Am publica acest blog două ori pe săptămână

logosm1

Links

Career Decision Coaching

Here

and here

Lifeworks

Gestalt training and much more

http://www.depth.net.au

For Men

Here is a dedicated site for my book Understanding the Woman in Your Life

http://www.manlovesawoman.com

The Unvirtues

A site dedicated to this novel approach to the dynamics of self interest in relationship

http://www.unvirtues.com

Learn Gestalt

A site with Gestalt training professional development videos, available for CE points

http://www.learngestalt.com

We help people live more authentically

Want more? See the Archives column here

Gestalt therapy demonstration sessions

Touching pain and anger: https://youtu.be/3r-lsBhfzqY (40m)

Permission to feel: https://youtu.be/2rSNpLBAqj0 (54m)

Marriage after 50: https://youtu.be/JRb1mhmtIVQ (1h 17m)

Serafina - Angel wings: https://youtu.be/iY_FeviFRGQ (45m)

Barb Wire Tattoo: https://youtu.be/WlA9Xfgv6NM (37m)

A natural empath; vibrating with joy: https://youtu.be/tZCHRUrjJ7Y (39m)

Dealing with a metal spider: https://youtu.be/3Z9905IhYBA (51m)

Interactive group: https://youtu.be/G0DVb81X2tY (1h 57m)