lifeworksgestaltl1

terça-feira, 20 de maio de 2014

Case #8 - Desconfiança em relação aos homens

A Gabriella tinha um menino de 4 anos de idade e estava grávida de 5 meses de um outro parceiro, o Jose, que gostava de ser considerado seu namorado. Estavam juntos há 2 anos.
Ela sentia conflito na sua relação com os homems. O Jose sustentava e defendia ter o bebé. Ele tinha uma criança de outra mulher que não vivia com ele, e que tinha 9 anos de idade.
A Gabriella sentia muita irritabilidade em relação aos homens. O seu pai tinha sido distante e inalcançável, e raramente a elogiava. Então ela sentia tanto anseio pelo ternura dos homens, como rejeição em qualquer sinal de afastamento.
O Jose estava com ela, mas era hesitante em estar plenamente comprometido e casar com ela. Ela sentia muita irritação relativamente a isto, o que os distanciava. Mas tinha medo de ele a deixar. De qualquer forma, ela tornou-se mais dura e fez o que lhe era familiar - decidiu que tinha de ser forte e dependente de si mesma.
O problema está quando ela fez isso, distanciou-se mais do apoio e bondade que desejava.
Convidei-a para trazer isto para o presente, comigo - afinal, eu era um homem. Pedi-lhe que me dissesse o que desconfiava nos homens. E depois, para me transmitir isso diretamente - 'eu desconfio se vai ser bondoso, desconfio se está aqui apenas pelo seu interesse individual' etc.
Ela estava relutante em dizer-me estas coisas diretamente mas eu encorajei-a, dizendo que me sentia estável e seguro de mim mesmo, e que podia lidar com isso.
Então ela fez o que lhe pedi. Perguntei -lhe o que estava a sentir - alguma perplexidade. Então pedi-lhe que respirasse, que libertasse os seus sentimentos. Ela entrou em contato com a sua irritabilidade. Solicitei-lhe que me dissesse novamente, agora irritada.
Ela fez o solicitado, e depois explodiu em lágrimas. O facto de eu estar a ouvi -la, não ir embora ou reagir, mas ficar apenas estável, sensibilizou-a profundamente. Eu disse-lhe que senti o meu carinho em relação a ela naquele momento. Ela olhou para mim soluçando. Estava tão habituada a afastar os homens com a sua irritabilidade que encontrar alguém ainda lá foi uma nova experiência para ela.
Enquanto ela se recompunha disse que era uma experiência poderosa que ia levar consigo. Sabendo que é possível sentir irritabilidade e as suas necessidades ouvidas ao mesmo tempo, preencheu uma profunda busca que ela tinha desde criança.
Isto não foi necessariamente uma experiência de 'cura' definitiva . Mas foi uma profunda nova experiência e, assim, algo que ela podia integrar e tornar numa nova parte dela, num conhecimento, força e confiança para que não sinta que tem sempre de 'sustentar o mundo'.
Claro que a aumentada habilidade de ser vulnerável pode criar ciclos positivos nas relações, mas assim ela pode terminar com uma consequência diferente do que lhe é familiar.
O processo de Gestaltismo envolve a atenção ao contexto da sua experiência e, depois, a criação de uma simulação que permita uma nova experiência de relacionamento. Como eu me utilizei a mim mesmo, consegui responder diretamente a ela e assim estabelecer uma conexão 'eu -tu'.
Focando a relação terapêutica, eu preparo o terreno para que as relações no resto da sua vida possam mudar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

© Lifeworks 2012

Contact: admin@learngestalt.com

Cui i se adresează acest blog?

Aceste cazuri exemplificate sunt pentru terapeuți, studenți și pentru cei care lucrează cu profesioniști. Scopul este să arătăm cum funcționează terapia gestaltistă în practică, să legăm aspecte teoretice cu provocările clinice.

Pentru că se adresează în primul rând profesioniștilor, acest blog e valabil prin subscriere. Te rugăm să introduci adresa ta de email ca să primești gratuit actualizările zilnice ale blogului de fiecare dată când o intrare e adăugată.

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

© Lifeworks 2012

Contact: admin@learngestalt.com

Ideomas:

HOME

Informed Consent & Rates

PROFESSIONAL TRAINING

Gestalt Therapy Defined

PROFESSIONAL SERVICES

PAYMENTS

OTHER STUFF

Links

Book:Advice for Men about Women

BLOGS

• English

Bahasa

Čeština

Deutsch

Español

Français

Greek ελληνικά

Hindi हिंदी

Magyar

Melayu

Italiano

Korean한국의

Polski

Português

Română

Russian Русский

Serbian српски

Chinese 中文

Japanese 日本語

Arabic العربية

English Bahasa Čeština Deutsch Español Filipino Français ελληνικά हिंदी Magyar Melayu Italiano 한국의 Polski Português Română Русский српски 中文 日本語 العربية

If you are interested in following my travels/adventures in the course of my teaching work around the world, feel free to follow my Facebook Page!

Gestalt therapy sessions

For personal therapy with me: www.qualityonlinetherapy.com

vinaysmile

Am publica acest blog două ori pe săptămână

logosm1

Links

Career Decision Coaching

Here

and here

Lifeworks

Gestalt training and much more

http://www.depth.net.au

For Men

Here is a dedicated site for my book Understanding the Woman in Your Life

http://www.manlovesawoman.com

The Unvirtues

A site dedicated to this novel approach to the dynamics of self interest in relationship

http://www.unvirtues.com

Learn Gestalt

A site with Gestalt training professional development videos, available for CE points

http://www.learngestalt.com

We help people live more authentically

Want more? See the Archives column here

Gestalt therapy demonstration sessions

Touching pain and anger: https://youtu.be/3r-lsBhfzqY (40m)

Permission to feel: https://youtu.be/2rSNpLBAqj0 (54m)

Marriage after 50: https://youtu.be/JRb1mhmtIVQ (1h 17m)

Serafina - Angel wings: https://youtu.be/iY_FeviFRGQ (45m)

Barb Wire Tattoo: https://youtu.be/WlA9Xfgv6NM (37m)

A natural empath; vibrating with joy: https://youtu.be/tZCHRUrjJ7Y (39m)

Dealing with a metal spider: https://youtu.be/3Z9905IhYBA (51m)

Interactive group: https://youtu.be/G0DVb81X2tY (1h 57m)