lifeworksgestaltl1

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Case #36 - A mulher que não sentia nada

A Brenda falou de não ter uma identidade clara - facilmente perdia o sentido das fronteiras e identificava-se com os outros.
Também falou de ser envergonhada, não gostar de ser fotografada ou colocada sob atenção.
Estes eram indicadores de necessidade de proceder com cautela e sensibilidade, e consciência de potenciais questões de vergonha (relacionadas com a exposição).
Deixei-a saber que eu não queria explorar mais do que para ela estivesse bem.
Salientei que estavamos em frente de um grupo de pessoas, e perguntei-lhe como se sentia com isso. Ela disse que olhavam para ela mas que não se sentia observada. Perguntei-lhe se isso tinha a ver com o pouco conhecimento que tinham sobre ela, ou porque ela se estava a esconder. Ela disse ambos.
Isto ajudou a enquadrar-me na dinâmica relacional. Então coloquei isso de volta nela - eu estava a olhar para ela, mas ela também se escondia de mim. Ela disse que sim, que fazia isso com toda a gente.
Isto, evidentemente, causa um impasse relacional - uma parte dela deseja ser vista, mas outra parte não o permite. Isto foi um aviso de que eu tinha de proceder com cuidado, ou simplesmente me tornaria frustrado e apanhado nesta dinâmica.
Então, em vez de explorar, disse-lhe coisas que ela já tinha permitido que eu observasse acerca dela - pedaços de informação pessoal que ela tinha partilhado. Refleti também o que tinha visto - por exemplo, a cor das roupas que ela usava.
Isto criou algum terreno para o que havia entre nós, sem lhe perguntar mais questões, indicando que eu estava presente com o que ela partilhava e com o que ela tornava disponível. Em casos de vergonha é importante partilhar algo de nós mesmos, em vez de examinar excessivamente a pessoa.
Mas os seus olhos ainda estavam vidrados, e ela relatava que estava à deriva. Isto indicava que o contato era muito. Então, perguntei-lhe onde ela derivava...ela disse num local de inúmeros mundos, vidas passadas.
Isto indicou-me dissociação, e as questões de segurança encontravam-se primeiramente aqui.
Sugeri que derivasse efetivamente para um estado de sonho, e que eu podia fazer o mesmo, e que podia convidar todos os que estavam no grupo para este tipo de estado, de maneira a que pudessemos sentar-mo-nos todos juntos nesse local.
Esta sugestão tomou-lhe um momento, e encorajei-a seguidamente a convergir nesse sentido. No Gestaltismo chama-se a teoria paradoxal da mudança - estar com o que é e inclinar-se para isso.
Ela disse 'não sinto nada'.
Por outras palavras, ela estava completamente dissociada. Neste local, apenas um determinado tipo de contato está disponível.
Perguntei-lhe que tipo de apoio precisava para se sentir segura. Partilhei a minha tristeza - de que não estava a olhar para ela de todo, não estava a tentar vê-la, o seu esconderijo estava completamente adequado. Disse-lhe que sentia calor em relação a ela, mas que não conseguia encontrar forma de a alcançar.
A Brenda olhou-me e disse 'eu não gosto de aceitar apoio'.
Esta foi a revelação que me indicou como proceder.
Sugeri uma experimentação - ela levantava duas mãos - uma mão empurrava, e a outra estava aberta para receber apoio.
Fizemos isto e ela foi capaz de receber o meu apoio - lentamente alcancei a sua mão aberta com a minha e segurei-a.
Depois ela relatou que havia uma 'força' que lhe dizia para não sentir. Pedi a alguém que se colocasse em frente a nós, representando essa força. Ela não conseguia/queria identificar o que isso representava, o que não levantava problema.
Esta foi uma declaração de diferenciação e integração.
Ela podia permitir a si mesma sentir, aceitar apoio, colocar-se na relação, ser vista naquele lugar, e ter uma sensação de poder de escolha.
Este trabalho foi lento, e requereu que eu constantemente respeitasse as suas fronteiras, não perguntasse demasiados detalhes, mesmo sobre o que estava a sentir...mas também não desistindo. Normalmente, as pessoas reagem a quem estabelece este tipo de fronteiras privadas - ou afastando-as, ou encontrando-as de forma desconexa, ou bombardeando a pessoa com interesse e bondade. O que é necessário é uma presença neutra, com calor suficiente mas sem exagero, interesse suficiente mas não demasiado - isto é chamado sintonia e é o âmago da capacidade relacional.

Sem comentários:

Enviar um comentário

© Lifeworks 2012

Contact: admin@learngestalt.com

Cui i se adresează acest blog?

Aceste cazuri exemplificate sunt pentru terapeuți, studenți și pentru cei care lucrează cu profesioniști. Scopul este să arătăm cum funcționează terapia gestaltistă în practică, să legăm aspecte teoretice cu provocările clinice.

Pentru că se adresează în primul rând profesioniștilor, acest blog e valabil prin subscriere. Te rugăm să introduci adresa ta de email ca să primești gratuit actualizările zilnice ale blogului de fiecare dată când o intrare e adăugată.

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

© Lifeworks 2012

Contact: admin@learngestalt.com

Ideomas:

HOME

Informed Consent & Rates

PROFESSIONAL TRAINING

Gestalt Therapy Defined

PROFESSIONAL SERVICES

PAYMENTS

OTHER STUFF

Links

Book:Advice for Men about Women

BLOGS

• English

Bahasa

Čeština

Deutsch

Español

Français

Greek ελληνικά

Hindi हिंदी

Magyar

Melayu

Italiano

Korean한국의

Polski

Português

Română

Russian Русский

Serbian српски

Chinese 中文

Japanese 日本語

Arabic العربية

English Bahasa Čeština Deutsch Español Filipino Français ελληνικά हिंदी Magyar Melayu Italiano 한국의 Polski Português Română Русский српски 中文 日本語 العربية

If you are interested in following my travels/adventures in the course of my teaching work around the world, feel free to follow my Facebook Page!

Gestalt therapy sessions

For personal therapy with me: www.qualityonlinetherapy.com

vinaysmile

Am publica acest blog două ori pe săptămână

logosm1

Links

Career Decision Coaching

Here

and here

Lifeworks

Gestalt training and much more

http://www.depth.net.au

For Men

Here is a dedicated site for my book Understanding the Woman in Your Life

http://www.manlovesawoman.com

The Unvirtues

A site dedicated to this novel approach to the dynamics of self interest in relationship

http://www.unvirtues.com

Learn Gestalt

A site with Gestalt training professional development videos, available for CE points

http://www.learngestalt.com

We help people live more authentically

Want more? See the Archives column here

Gestalt therapy demonstration sessions

Touching pain and anger: https://youtu.be/3r-lsBhfzqY (40m)

Permission to feel: https://youtu.be/2rSNpLBAqj0 (54m)

Marriage after 50: https://youtu.be/JRb1mhmtIVQ (1h 17m)

Serafina - Angel wings: https://youtu.be/iY_FeviFRGQ (45m)

Barb Wire Tattoo: https://youtu.be/WlA9Xfgv6NM (37m)

A natural empath; vibrating with joy: https://youtu.be/tZCHRUrjJ7Y (39m)

Dealing with a metal spider: https://youtu.be/3Z9905IhYBA (51m)

Interactive group: https://youtu.be/G0DVb81X2tY (1h 57m)